21/11/2004
Gregory Isaacs volta em grande estilo à Bahia e faz o melhor show da República do Reggae 2004. Exclusivo !
 
  (56362 visualizações)

O último sábado, 20 de novembro, foi mais uma data marcante para o cenário Reggae na Bahia e no Brasil com a "República do Reggae", evento que na presente oportunidade trouxe dois dias (13 e 20 de novembro) de muito reggae com super atrações nacionais e internacionais.

Para o segundo dia da segunda edição do evento, que ano passado trouxe Alpha Blondy, tivemos o rei do "Lovers Rock" Gregory Isaacs, Tim Tim Gomes, Planta e Raiz, Natiruts, Adão Negro, Edson Gomes e Flor da Tailândia. O enorme público que preencheu todos os espaços do Wet’n Wild, na avenida Paralela em Salvador, viu Tim Tim Gomes abrir a noite com magnitude. Tim Tim mostrou as suas raízes, motivo pelo qual é respeitado e consagrado na Bahia. O show teve ainda um momento muito bonito, em que um garoto de apenas 5 anos tocou bateria no melhor estilo “one drop” juntamente com a banda e seu pai, que é guitarrista solo de Tim Tim Gomes.

A República do Reggae deve ser o primeiro festival de Reggae do Brasil a sair em DVD, que deverá ser lançado em Janeiro com 4 músicas de cada artista que se apresentou no segundo dia da festa. A galera não parava um instante devido às apresentações de DVDs durante os intervalos nos telões espalhados por todo o espaço.

Dando continuidade aos shows, a banda paulista Planta e Raiz, que na ocasião se apresenta pela segunda vez em Salvador, cantou diversos dos seus sucessos, que para a grande maioria do público baiano ainda são desconhecidos. Após a apresentação da banda paulista, a Adão Negro, que está com residência fixada em São Paulo, fez o seu show com todos os seus sucessos e as novas músicas, que mostram sua nova fase talvez caracterizada como “world reggae” ou “pop reggae”, sendo que no início eram considerados uma banda de Reggae Roots.

A banda Natiruts de Brasília – DF foi a quarta atração da noite. O grupo, que tem um número bem grande de fãs pelo Brasil, já não vinha a algum tempo a Salvador, e fez um show não muito diferente do usual. Destaque para a guitarrista solo que assumiu o lugar deixado por Tonho Gebara que faleceu prematuramente com um ataque cardíaco no início de 2004.

Edson Gomes trouxe o original Reggae Roots de volta ao palco da República do Reggae. Edson, e sua banda Cão de Raça, mais uma vez foi um dos destaques cantando em média quatro músicas novas, cheias de críticas ao sistema e à discriminação. Já passavam de quatro horas da manhã, quando Edson Gomes se despediu e deixou o palco para a grande atração da noite – o Jamaicano Gregory Isaacs.

Gregory, diferentemente da última vez que esteve em Salvador, no ano de 2000, veio acompanhado pela banda paulista Leões de Israel. A Leões não deixou devendo nada à Lloyd Parks & We The People Band, que costuma acompanhar Gregory Isaacs nos seus shows. Abrindo magnificamente o show com 3 instrumentais clássicas Jamaicanas, dentre elas a famigerada "Rockford Rock", a Leões fez vibrar o enorme público presente, que viu o rei do Reggae romântico entrar em cena pela terceira vez em Salvador.

Gregory Isaacs definitivamente tirou toda a má impressão deixada pelo seu segundo show em Salvador, que aconteceu no ano de 2000. Isaacs estava bastante sóbrio, diferentemente da última oportunidade, e pôde mostrar que ainda está em plena forma, no alto dos seus 53 anos. Sucessos que o cantor não executava a muito tempo, como “Sunday Morning”, “Slave Master” e “Border” puderam ser ouvidos novamente no que para muitos foi o melhor show da República do Reggae de 2004.

A preocupação maior era a duração do show, já que no passado tivemos em média 43 minutos. Dessa vez a apresentação teve duração de 1 hora e 10 minutos, com direito a bis que foi dado com a clássica e linda “Night Nurse”. Já passava de 6 da manhã, e com o sol já castigando os poucos presentes, a banda Flor da Tailândia entrou para encerrar a segunda edição da República do Reggae. Ficamos então na expectativa para o próximo ano do evento, que sem dúvida foi o maior Festival de Reggae do país no ano de 2004.

IMAGENS DO EVENTO


 Clique aqui e veja as fotos desse evento.

 Agradecimentos ao brother Claudio Correia pela ajuda com as fotos


Fonte: Rafael Surforeggae - rafael@surforeggae.com.br








 
Jericho
Israel Vibration
Live in San Diego

Mighty Diamonds
(Reggae)


O que você espera da cena reggae atual?
Que bandas clássicas ressurjam
Que bandas novas apareçam mais.
A cena reggae está legal para mim.


Resultado parcial
Historico de Enquetes


   Kabaka Pyramid
   Koffee
   Morgan Heritage
   Chronixx
   DUB INC


   Mateus Rasta
   Igor Salify
   Vibração Sol
   Andread Jó
   Be Livin



DESENVOLVIMENTO