06/02/2006
Credicard Roots: Burning Spear faz jus ao título de ’lenda viva’ e faz tremer a casa de shows paulista!
 
  (43185 visualizações)

A dúvida para 2006 era: "A qualidade de shows internacionais de 2005 será mantida?"... para responder esta e qualquer outra questão do tipo, logo no início do ano recebemos o mito do reggae roots mundial, Winston Rodney, ou para muitos, Burning Spear! Este nome já era tido como sonho devido a inúmeras tentativas de trazer o grande astro para o Brasil, mas as esperanças se reacenderam diante da notícia que Burning Spear estaria no cast de bandas do Festival de Verão de Salvador. Uma vez no Brasil, tocar em São Paulo seria apenas um detalhe. A casa escolhida foi o Credicard Hall, e tem sido assim devido a sua rigorosa organização, quando receberam Israel Vibration, Wailers, Steel Pulse, entre outros. No último domingo, dia 5 de fevereiro, um dia depois da apresentação em Salvador, Burning Spear já estava pronto para entrar para a história como um dos melhores shows de reggae que São Paulo ja recebeu, uma pena que o Credicard Hall estava longe de sua lotação máxima.

Depois de alguns minutos de espera após o estipulado pela produção, as luzes se apagaram e o coração bateu forte. Logo de início, uma introdução instrumental com diversos sucessos de Spear, deixaram a galera em estado de êxtase. Pessoas com LPs, Cds, Camisetas... foi quase inacreditável quando o astro assumiu o palco. Os músicos eram excelentes, destaque para o naipe de metais que faziam "ataques" constantes, cúmplices do impiedoso baixo, a "menina dos olhos" do Reggae.




Músicas como "Man in the Hills" e "Youth" foram o cartão de visita de Spear. Um dos pontos altos de show, sem dúvida foi "Jah no Dead", clássico cantado do começo ao fim pelo público, e que faz parte de uma das obras cinematográficas mais fiéis ao verdadeiro ritmo jamaicano, o longa "Rockers - it´s Dangerous". Esta cena é clássica no mundo do reggae, onde Burning Spear canta para o baterista Leroy "Horsemouth" Wallace, acompanhado apenas pelo ruído das águas.

Como falamos em naipe de metais, "Marcus Garvey" não poderia estar de fora: "Can’ get no food to eat... Can’ get no money to spend"! Simplesmente mágico. Com quase 60 anos de idade, Winston Rodney era mais ativo que muito garoto que o presenciava na pista, e além de pular, dançar e atiçar o público a todo momento, em quase todas as músicas ele se dirigia a seus atabaques para fazer batidas Nyabinghi (assista o vídeo)... esse era o sinal para as “extended mix”, versões instrumentais das músicas lado B dos compactos jamaicanos. O melhor extented ficou por conta de "Slavery Days", onde baixo e percussão davam o peso!

Após um curto intervalo, Burning Spear volta implacável com "Try Again", "Columbus" e "Old Marcus". Cecil, guitarrista solo da banda, agitou a galera fazendo performances com seu instrumento. Em uma parte do show, ele marchou empunhando sua guitarra como se fosse um rifle de soldado! Este momento antecedeu a pedrada "Post Man". Assim como em Salvador, Spear mandou recados de Paz para o público que agradeceu incessantemente às quase 3 horas de show do mito! Como dito no começo da matéria, este foi sem dúvida um dos melhores shows que já passaram pelo Brasil. Fiquem ligados na agenda Surforeggae, pois há rumores que em maio teremos o prazer de receber The Gladiators novamente em terras tupiniquins. Vamos torcer para que Albert Griffiths esteja recuperado e possa se apresentar com mais este ícone do reggae.




IMAGENS DO EVENTO


 Clique aqui e veja as imagens deste evento.


Fonte: Equipe Surforeggae

Burning Spear

Clique e saiba tudo sobre Burning Spear aqui no Surforeggae. Discografia, notícias, música e muito mais.





'Burning Spear'


Burning Spear anuncia volta aos palcos com show no Rototom Sunsplash na Espanha!


LUTO! O adeus a Nelson Miller, lendário baterista e produtor musical de Burning Spear!


Morre produtor que gravou nomes como Bob Marley & The Wailers, Burning Spear e Dennis Brown!


Burning Spear prestes a lançar novo álbum "No Destroyer". Saiba mais no Surforeggae!


Burning Spear se prepara para lançar ’Jah is Real’, sua mais nova obra prima! Confira no Surforeggae!


Burning Spear faz um dos melhores shows de Reggae já vistos em Salvador ! Confira no Surforeggae !


Fim do Boato! Burning Spear se apresenta com sua banda COMPLETA!


Promoção Surforeggae & Festival de Verão 2006 ! Veja Burning Spear de graça ! Exclusivo !


2006 não poderia começar melhor: Burning Spear confirmado em Salvador e São Paulo !


Desmentido boato que se espalhou por todo mundo assustando fãs de Burning Spear e do Reggae! Confira!






 
O Santuário da Família
Solano Jacob
Rockers

Filme clássico de 1978
(Reggae)


O que você espera da cena reggae atual?
Que bandas clássicas ressurjam
Que bandas novas apareçam mais.
A cena reggae está legal para mim.


Resultado parcial
Historico de Enquetes


   Kabaka Pyramid
   Koffee
   Morgan Heritage
   Chronixx
   DUB INC


   Mateus Rasta
   Igor Salify
   Vibração Sol
   Andread Jó
   Be Livin



DESENVOLVIMENTO