09/03/2005
Reggae se aprende na escola!
 
  (46721 visualizações)

Mostrar a música para crianças e adolescentes carentes é um grande desafio. Incentivá-las para tentar transformar essa
condição, é só mais um dos objetivos do regueiro João Terra. Com cinco discos gravados e um vasto histórico de shows em todo o Brasil, João aproveita toda essa experiência para cumpri-lo fazendo o melhor para ajudar esses jovens.

Atualmente ele desenvolve um grande projeto. O músico, ícone no Reggae Nacional, disponibiliza todo o seu conhecimento
musical para dezenas de alunos que recebem aulas diárias de violão gratuitamente. Para quem conhece João Terra, sabe que foi como unir o útil ao agradável.

O projeto, idealizado por ele mesmo, ganhou aprovação da prefeitura do município de São Paulo no ano passado, tendo como sede de aulas o Clube da Cidade Vila Brasilândia, na região da Freguesia do Ó, onde João Terra reside e ajudou a formar a história cultural. Os alunos recebem aulas teóricas e práticas, e detalhe; Não é preciso ter o violão! Lá mesmo, no clube, o então “Professor” disponibiliza os instrumentos para os alunos treinarem.

A principal preocupação não é só ensinar algumas notas musicais, mas sim tirar os jovens da rua, pelo menos por um período do dia. "Com um pouco de experiência em festas e apresentações de Reggae, sempre em bairros periféricos, pude constatar que, os jovens mais carentes se identificam e são o público do Reggae Music, pela essência e pela mensagem politizada... É por isso que tenho tanta certeza do sucesso desse projeto", diz.

As aulas estão sempre cheias e é nítido o progresso de cada aluno. Hoje, andando pelas ruas do mesmo bairro, é fácil ver o quintal de uma casa servindo de espaço para ensaios de bandas, ou até mesmo vendo alunos de João fazendo um som na Praça Nossa Senhora do Ó (matriz), referência da região e palco que recebe João Terra cheio de orgulho.

O compromisso de João é esse: praticar no dia-a-dia o que diz suas composições, levar a mensagem e torná-las reais. É tirar os jovens da rua ocupando e incentivando, mostrar aos alunos que é possível transformar a realidade, e que interferir no
sistema é defender a sociedade tornando-a respeitosa, e de uma maneira muito clara: Com consciência social.

INFORMAÇÕES DO PROJETO


João Terra & Banda
Email: allafrik@ig.com.br

Clube da Cidade Vila Brasilândia
End.: Av. Michihisa Murata, 120 - Vila Brasilândia
CEP: 02806-160
Fone: (11) 3975-0700


Fonte: Bárbara Villar








 
Vibrações Rasta
Vibrações
Reincarnated

Snoop Dogg, agora é Snoop Lion! Veja o pré-documentário.
(Reggae)


O que você espera da cena reggae atual?
Que bandas clássicas ressurjam
Que bandas novas apareçam mais.
A cena reggae está legal para mim.


Resultado parcial
Historico de Enquetes


   Kabaka Pyramid
   Koffee
   Morgan Heritage
   Chronixx
   DUB INC


   Mateus Rasta
   Igor Salify
   Vibração Sol
   Andread Jó
   Be Livin



DESENVOLVIMENTO