10/04/2006
Tributo a Bob Marley reúne milhares de pessoas em Salvador ! Confira a cobertura no Surforeggae !
 
  (60448 visualizações)

A noite de sábado, 8 de abril de 2006 em Salvador foi marcada por um evento muito grande e importante para o Reggae na cidade. Estamos falando do “Kildare Tributo a Bob Marley” que levou milhares de pessoas para o Wet’n Wild, local que já recebeu grandes feras do Reggae Mundial como Gregory Isaacs, Lucky Dube, Groundation e Andrew Tosh.

Apesar das ameaças de chuva que apareciam, a noite foi muito bonita e repleta de apresentações brilhantes por parte dos artistas. Tudo começou com o show da banda local “Mosiah”, que já consegue relativa lotação por onde passa em Salvador. A Mosiah tocou diversas músicas clássicas de Bob Marley agitando as pessoas que chegavam “em peso” ao evento.

Preparando o público para a gravação do seu primeiro DVD que acontecerá no próximo dia 02 de setembro em Salvador, Andrew Tosh subiu ao palco pela 3ª vez na Bahia e como de costume fez um show altamente vibrante sempre homenageando o seu pai – Peter Tosh com músicas como “Coming In Hot” e “Legalize It”. Muitos rumores cercam a gravação do DVD de Andrew Tosh que acontecerá numa festa exclusiva em Tributo ao grande Peter Tosh, ex-companheiro de Bob Marley e Bunny Livingstone no The Wailers. As pessoas estão muito curiosas para saber que banda irá acompanhar Andrew no show e segundo a equipe de produção será algo muito bem feito e profissional. Vale a pena esperar.

Apesar da chuva que no momento já caía bem forte, o público não se intimidou e curtiu o Reggae independente das razões climáticas. Foi quando subiu ao palco a banda baiana Adão Negro, que tem se destacado no cenário nacional. O show da “Adão” como é carinhosamente chamada pelos seus fãs, foi repleto de surpresas, como as participações especiais de Da Gama (Cidade Negra), Champignon (ex-Charlie Brown Jr) e Andrew Tosh. Além de cada convidado especial cantar músicas com o Adão Negro, todos se juntaram no final e cantaram o hino “One Love” de Bob Marley.

Já estava na hora e a banda Solar System (Sistema Solar) foi ocupando o palco. É impressionante a afinação que o baterista africano Balengola Richacha coloca no seu instrumento. A cada vez que o músico tocava, os ouvidos mais sensíveis lembravam do já falecido baterista Carlton “Carly” Barret, que tocou com Bob Marley. Balengola já tocou com diversas feras como Wailers, a banda francesa Good Morning Babylones e o filho do próprio Carlton Barret – Akila Barret. Aos poucos os músicos iam se acomodando e o público ansioso gritava por Alpha Blondy. Não demorou muito e as luzes foram se apagando e o show começou com uma instrumental de tirar o fôlego dos milhares de fãs que ali estavam.

Alpha então subiu ao palco cantando o “Psalme 23”, já marca registrada dos seus shows. A partir desse momento só seqüências espetaculares foram sendo apresentadas. “Politiki”, “New Dawn” e “Sweet Fanta Diallo” mostraram que o cantor de 53 anos está em plena forma. O baixista da banda por todo o show corria e passeava pelo palco agitando os presentes. Enquanto isso, as backing vocals e o próprio Alpha Blondy tentavam se comunicar com o público falando algumas palavras em Português, levando até quem não o conhecia à euforia. O reggae contagiante e acelerado de Blondy foi bem recebido pela 3ª vez em Salvador, onde o artista é um dos mais populares do ritmo.

Até o término do show Alpha se despediu do público 3 vezes, mas parecia que a energia era tanta que ele não resistia e voltava. O show acabou com “Brigadier Sabary”, outro clássico de Alpha Blondy que faz parte do álbum “Rasta Poué”. Com o horário já bem avançado a banda Roots Nyabinghi subiu ao palco e agradou muito os que ainda tinham energia para dançar ao som do Reggae. A “Roots” teve um repertório bastante diversificado composto de músicas próprias e covers bem feitos. A organização do evento está de parabéns. A profissionalização do Reggae na Bahia está no caminho certo. À medida que bandas menos conhecidas venham a ter espaço em eventos como esse, talvez, Salvador poderá novamente ser considerada como a cidade que mais exporta artistas de Reggae para o resto do país.

IMAGENS DO EVENTO


 Clique aqui e confira as fotos deste evento.

AGRADECIMENTOS


 Caribé
 Geraldo Carvalho
 Israel Mizrach


Fonte: Equipe Surforeggae








 
Rústico
Vibrações
In Symphony

John Holt
(Reggae)


O que você espera da cena reggae atual?
Que bandas clássicas ressurjam
Que bandas novas apareçam mais.
A cena reggae está legal para mim.


Resultado parcial
Historico de Enquetes


   Kabaka Pyramid
   Koffee
   Morgan Heritage
   Chronixx
   DUB INC


   Mateus Rasta
   Igor Salify
   Vibração Sol
   Andread Jó
   Be Livin



DESENVOLVIMENTO